fbpx

PARÁBOLA: “ISTO TAMBÉM PASSARÁ”

Havia um rei e ele disse uma vez aos sábios da corte – eu tenho um anel com um dos melhores diamantes do mundo e quero esconder uma mensagem embaixo da pedra que pode ser útil em uma situação de extremo desespero. Vou dar este anel aos meus herdeiros e quero que ele sirva fielmente. Pense em que tipo de mensagem estará lá. Deve ser muito curta para caber no anel.

Os sábios sabiam escrever tratados, mas não se expressaram em uma frase curta. Eles pensaram e pensaram, mas não apresentaram nada.

O rei queixou-se do fracasso de seu empreendimento com um velho servo fiel que o criou desde a infância e fazia parte da família. E o velho disse-lhe:

“Não sou um sábio, não sou educado, mas conheço essa mensagem. Por muitos anos passados ​​no palácio, conheci muitas pessoas. E uma vez servi a um místico visitante que seu pai convidou. E ele me deu essa mensagem. Peço que você não leia agora. Salve-a embaixo do diamante e abra-a apenas quando não houver saída.”

O rei ouviu o velho criado.

Depois de algum tempo, os inimigos atacaram o país e o rei perdeu a guerra. Ele fugiu em seu cavalo e seus inimigos o perseguiram. Ele estava sozinho, seus inimigos eram muitos. Ele foi até o fim da estrada. Havia um enorme penhasco diante dele, se ele caísse lá, era o fim. Ele não podia voltar, pois os inimigos estavam se aproximando. Ele já ouvia o barulho dos cascos dos cavalos. Ele não tinha saída. Estava em completo desespero.

Então se lembrou do anel. Abriu e encontrou uma inscrição: “Isso também passará”

Depois de ler a mensagem, ele sentiu que tudo estava em silêncio. Aparentemente, os perseguidores se perderam e seguiram na direção errada. Cavalos não eram mais ouvidos.

O rei ficou cheio de gratidão ao criado e ao místico desconhecido. As palavras eram poderosas. Ele fechou o anel. E partiu na estrada. Ele reuniu seu exército e retornou seu estado.

No dia em que ele voltou ao palácio, eles organizaram uma festa magnífica, um banquete para o todo mundo – o povo amava seu rei. O rei estava feliz e orgulhoso.

O velho criado aproximou-se dele e disse baixinho: “Mesmo neste momento, olhe a mensagem novamente.”.

O rei disse: “Agora sou vencedor, as pessoas estão comemorando meu retorno, não estou desesperado, nem em uma situação desesperadora”.

“Ouça este velho servo”, respondeu o servo. “A mensagem funciona não apenas em momentos em que tudo está ruim, mas também em momentos de vitória.”

O rei abriu o anel e leu:
“Isso também passará.”

Novamente ele sentiu um silêncio cair sobre ele, apesar de estar no meio de uma multidão barulhenta e dançante. Seu orgulho se dissolveu. Ele entendeu a mensagem. Ele era um homem sábio.

Então o velho disse ao rei; “Você se lembra de tudo o que aconteceu com você? Nada e nenhum sentimento são permanentes. À medida que a noite muda o dia, momentos de alegria e desespero se substituem. Aceite-os como a natureza das coisas, como parte da vida ”

Observe os eventos da sua vida (tanto bons quanto não tão bons), considerando as palavras da parábola “Isso também passará”.